terça-feira, 21 de setembro de 2010

Maioridade...

Galera, hoje vou compartilhar com vocês uma teoria que nunca ouvi falar (ou não me lembro de ter ouvido) mas que para mim faz todo o sentido. Sempre me questionei por que Deus, que é o mesmo ontem hoje e sempre, com a vinda de Jesus passou a não mais promover “fulminações, castigos físicos e “otras cosistas mais” que fazia no antigo testamento.
Sempre ouvi as explicações bíblicas e acreditei nelas por ser a palavra de Deus, mas acabei, pela observação, elaborando esta teoria que gostaria de compartilhar com vocês: A vinda de Jesus nos proporcionou a maioridade espiritual.
 Antes de Jesus, éramos como crianças que não possuíam o conhecimento e a capacidade de discernir sobre o certo e o errado, bem como de entender o que Deus queria de nós. Nós não obedecíamos a Ele, muitas vezes se valendo da desculpa de não conhecer sua Palavra, apesar dos diversos profetas e milagres que Deus fez no antigo testamento.
Naquele tempo, Deus fazia milagres espetaculares e punições exemplares mas o povo logo se esquecia e voltava a praticar o mal, esquecendo-se dos seus mandamentos.
Eis que então, cumprindo o seu Plano Divino para nossa salvação Deus fez a palavra se tornar carne e habitar entre nós. Jesus veio nos ensinar através de suas palavras e milagres como devemos agir e qual caminho seguir para chegar ao Pai.
Porém, mais do que isso ele veio nos trazer a maioridade espiritual. Isso quer dizer que, se no antigo testamento havia a desculpa do não conhecimento da Palavra ou de que ela era repassada por homens, no NT, o próprio Deus, na forma de Jesus, nos transmitiu o conhecimento e nos deu o Espírito Santo para nos ajudar a caminhar na direção correta.
Jesus levou nossos pecados consigo e nos deu a opção e segui-lo ou não, deixando claro que existem duas portas (a larga que nos leva a perdição e a estreita, que nos leva a salvação) e que cada um é livre para escolher a que quiser. Contudo também deixou explicitamente claro que cada um é responsável pelas suas escolhas.
Ou seja, tal qual acontece na maioridade civil, após a vinda de Jesus vale a máxima do direito que diz que “a ninguém é dado o direito de alegar desconhecer a lei para se eximir da culpa”. O lado bom é que Ele, por ser um Pai amoroso, está sempre disposto a perdoar e aceitar o filho pródigo de volta, dando-lhe o melhor e o recebendo de braços abertos em Sua casa.
Ainda considerando a parábola do filho pródigo, podemos imaginar a seguinte situação: se no caminho para a casa do seu pai o rapaz viesse a morrer por qualquer motivo, o que aconteceria? Provavelmente seria enterrado como indigente ou comido por animais, perdendo assim a herança que o pai ainda tinha para ele e a chance de se reconciliar com ele.
Assim meus queridos, precisamos aproveitar que Ele nos deu o conhecimento e o livre acesso a Ele para a cada dia dizermos o quanto O amamos e ouvirmos Sua voz nos guiando e aconselhando, como fazem os nossos pais terrenos, que apesar de não serem mais os responsáveis pelos nossos atos se preocupam e nos aconselham porque nos amam e querem sempre o melhor para nós.

4 comentários:

  1. Lindo post! Sábias palavras de edificação!

    ResponderExcluir
  2. Amor,
    Estou muito orgulhosa de vc.
    Te amo muito.
    Sua esposa

    ResponderExcluir
  3. Marquinhos, que Deus abençoe você com este BLOG e que ele seja um canal para abençoar multidões.

    Excelente iniciativa!!!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza,carranca,é exatamente isto,sabia que eu não sabia,que vc era tão sábio assim!!!!(rs rs rs)
    bjs
    carniçaaaaa

    ResponderExcluir